quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Portador de Paralisia Cerebral.


Muitas vezes o portador de Paralisia Cerebral quando se tem a área motora afetada e não a área do intelecto é "confundida” com o individuo que não tem um intelecto preservado e isso faz com que sociedade tenha uma visão errada sobre ele.

Mas, quem disse que o mesmo que "não entende nada", não seja capaz de perceber e sentir as coisas ao seu redor? Muito pelo o contrário, é capaz sim, pois ele, antes de ser um portador de PC com intelecto não preservado, acima de tudo ele é um SER HUMANO que tem sentimentos e sensibilidades. Pode até não ter o entendimento completo da situação, porém tem alguma percepção. E, com isso pode-se estimulá-lo de diversas formas; através da arte, da música, da cultura e porque até mesmo da informática.

A pessoa que tem PC, ela, quando se tem o intelecto preservado, pode se esperar muita capacidade e esforço em todas as áreas da nossa vida.

Há PCs que andam outros não; com deficiência intelectual e uns sem.

Esse PC com o intelecto preservado é mais "discriminado", vamos dizer assim; porque a capacidade motora não consegue acompanhar o que ele pensa, quer e deseja fazer. Então, as pessoas quando veem, pensa que ele não tem habilidade para fazer algo. Dá a falsa impressão que tem algum outro tipo de deficiência.

PCs não são DOENTES. Não contagia ninguém; contagia sim, com sua alegria, vontade de viver, etc.

Quando ficam adultos, permanecem adultos, pensam como adultos e agem como adultos. Podem precisar de algum tipo de ajuda, podem. Porém, não significa que nunca vão ter vontades próprias. Ter até tem, mas vão precisar ajudar para realizar esse desejo.

É errado infantilizar o portador de Paralisia Cerebral depois que atingiu a maioridade, é! Com o intelecto preservado, então, nem pensar em fazer esse tipo de atitude. Criança com PC é criança; adulto com PC é adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário